Rebanho

Nas últimas décadas, a Fazenda Porto do Engenho vem selecionando seu rebanho para a pecuária de ciclo curto (reprodução e terminação mais cedo) em condições naturais de pastagens rústicas. O manejo é o mais natural possível, entretanto, com rigoroso controle sanitário nutricional e de dados, cujas informações integram uma base confiável para se aferir o progresso genético. Por isso, 100% dos animais da Porto do Engenho são genotipados. Possuímos acurácia de mais de 70% das predições – como musculatura, precocidade de terminação e precocidade sexual – com avaliações não apenas visuais, mas também DEPs genômicas. Fruto de um árduo trabalho de seleção e melhoramento genético, o rebanho da Porto do Engenho alcança números expressivos quando olhamos para os rigorosos índices de avaliação da Cia de Melhoramento. O Ministério da Fazenda autoriza que a CIA certifique 23% de animais superiores nacionalmente. Quando olhamos atentamente para os números do cenário brasileiro, observamos que nosso rebanho já atingiu um expressivo percentual de até 40% de animais certificados a cada safra com o CEIP. O êxito da Porto do Engenho na certificação CIA é fruto de muito trabalho, focados no contínuo melhoramento e na expressiva evolução de nosso rebanho!

Matrizes

Nossas matrizes são 100% genotipadas e possuem uma seleção genética de mais de três décadas em busca do aperfeiçoamento da pecuária de ciclo curto. Elas são classificadas por “Decas” de 1 a 10, como se a população fosse dividida em 10 partes iguais, onde as DECA 1 correspondem as 10% melhores fêmeas avaliadas. Na Porto do Engenho, utilizamos como matrizes do programa de seleção, as fêmeas situadas entre as DECAS 1 e 6 para serem inseminadas com os Touros CEIPs. As matrizes ranqueadas entre as DECAS 7 e 10, se tornam receptoras de nossas melhoras matrizes (doadoras) ou são sumariamente descartadas. Com isso, o rigor na seleção das matrizes.

Embriões

A transferência de embriões é uma técnica que permite multiplicar com mais velocidade os animais geneticamente superiores, gerando eficiência no dia a dia da pecuária. Inicia-se com a sincronização entre doadoras e receptoras, que se dá por aplicação de hormônios vinculados à reprodução. Após coletado o material genético e confirmada sua viabilidade, escolhemos o melhor acasalamento para cada doadora, produzimos os embriões que podem ir direto para transferência ou congelamento. Os animais que recebem a TE são as vacas receptoras (também preparadas previamente), escolhidas entre aquelas com maior habilidade materna. A Fazenda Porto do Engenho possui vasta experiência no processo de TE e disponibiliza ao mercado material genético de qualidade, sempre em busca da pecuária de ciclo curto.

Touros Consagrados

Seja qual for o seu objetivo, cria, recria ou engorda, uma coisa é verdade: você precisa adquirir o touro certo! O CEIP te proporciona isso. Olhando para esse registro oficial (do Ministério da Agricultura) é possível acertar no investimento e adquirir o touro ideal. Para desenvolvimento de matrizes para o seu próprio rebanho, o foco deve se voltar para o IPP (idade ao primeiro parto) e para o Rmat (Retorno total materno). Estes são dois indicadores que dão precocidade sexual e longevidade às matrizes, com crias todos os anos. Se o seu objetivo for venda de bezerros à desmama, atenção para o Idesm do touro, pois este índice apontará para um melhor produto, cuja velocidade maior de desenvolvimento se dará nesta fase. Para produtores que pretendem vender o produto final, atenção redobrada para o Icia e o Ifrig. Cria, recria e engorda até a terminação. Nesses mais de 30 anos de história, vários touros consagrados foram criados na Porto do Engenho. A qualidade de nossos animais é comprovada pelos seus resultados nos indicadores de desempenho, reflexo de muitos anos de esforço e dedicação na busca pelo melhor animal para cada necessidade. Arraste para o lado e conheça nossos touros consagrados! 

Processo de avaliação

A seleção de animais Nelore CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) acontece por meio de um rigoroso sistema de avaliação, desde o nascimento do bezerro até sua fase adulta. Os animais nascidos dentro do programa são sistematicamente avaliados, o que permite ao criador conhecer o potencial maternal de suas matrizes e reprodutores utilizados, bem como realizar seleção dos produtos na desmama e no sobreano. A primeira etapa que o bezerro tem que vencer para ser certificada é a avaliação de desmama. Nesta fase, as informações fenotípicas coletadas se referem à famosa CPMU (Conformidade, Precocidade, Musculatura e Umbigo). Vencida a desmama, os animais passam agora para a avaliação de sobreano, com uma idade próxima aos 400 dias. 

Nesse momento, o avaliador irá procurar as características de Conformidade, Precocidade, Musculatura, Umbigo e Temperamento, além, é claro, do peso e perímetro escrotal nos machos. Diferente da avaliação da desmama, onde a mãe tem um peso fundamental no desenvolvimento do bezerro, no sobreano busca-se observar a evolução do animal 100% a pasto e seus ganhos no pós desmama. Essas duas avaliações fenótipas são confirmadas por genotipagem dos animais e seu dados são incluídos em uma base genética móvel da Cia de Melhoramento. Assim, a medida que a população melhora seus índices de produção, a base genética assume um novo ponto médio. Portanto, mais dinâmica e desafiadora para os futuros touros e matrizes CEIPs. Mais do que apontar o melhor indivíduo de sua fazenda, este trabalho técnico situa o animal e o rebanho em um universo que extrapola os limites de sua propriedade, um processo de Benchmarking do seu empreendimento pecuário. Finalizada a avaliação genética da safra, os animais localizados entre os melhores indivíduos da população avaliada (TOP 20%, organizados matematicamente na pelo ICIAGen) se tornam candidatos ao CEIP. Entretanto, somente após a realização de uma inspeção funcional e de padrão racial, aprumos e harmonia, os animais recebem o título de certificados – CEIP, documento que atesta a superioridade genética destes indivíduos, outorgado meritocraticamente aos melhores representantes de cada safra. Este certificado proporciona isenção fiscal na comercialização destes animais (ICMS), bem como os habilita ao financiamento público ou privado. A Porto do Engenho é parceira da Cia de Melhoramento e realiza em conjunto todas essas etapas desse criterioso filtro de seleção. 

© Fazenda Porto do Engenho

Desenvolvido por: previewcomunica.com.br

Precisa de Ajuda?